top of page

Terrible twos - por aí também?


Sim, Rafa fez 2 anos e parece que virou uma chavinha dentro dele.

Aquele menino calminho e bonzinho, obediente e sossegado tem também seus momentos de fúria. Durante alguns dias pensei que a paz tivesse acabado de vez e que meu bebê seria mais um exemplo clássico das muitas hisótorias que ouvimos o tempo todo: que se joga no chão, faz birra o tempo todo pra conseguir o que quer, chora e bate por qualquer ou nenhum motivo, desconta no cachorrinho, grita sem parar, não quer mais comer, nem tomar banho, nem escovar os dentes e muito menos dormir.

Eu, mãe de primeira viagem, mas muito esperta e atenta aos sinais, claro, já sabia exatamente o que fazer: abaixar-me na altura dos seus olhinhos e falar calmamente que entendia que ele estava cansado ou com sono, que ele queria muito brincar mas era hora de dormir, que ele tinha batido porque estava com raiva e por impulso, mas que não era preciso ser daquele jeito. Sabia que tinha que ser dura sem gritar, ser firme sem bater. Sabia também que não adiantava colocar de castigo nem para pensar, pois com apenas 2 aninhos criança alguma entenderia porque deveria ficar quietinho pensando no canto para que não fizesse a malcriação nunca mais.

CLARO QUE NÃO FUNCIONOU BEM ASSIM! rs

Eu até tentei fazer tudo isso nas primeiras semanas, mas mãe também erra (e como erra!) e, nos momentos de TPM ou cansaço mesmo, acabei metendo os pés pelas mãos. Então, sim, já coloquei de castigo, tirei brinquedos, briguei muitas vezes sem me abaixar na altura dos olhinhos dele, falei sem parar sermões que nem eu mesma estava entendendo e por aí vai. Bom, na tentativa e erro, acho que está dando certo, pois ele tem seus momentos "ruins", nos quais bate no cachorro, papai, mamãe, brinquedos e até nele mesmo, fica bravo e não quer abraço, beijo; se eu digo que é uma coruja ele fala que é passarinho; se eu peço pra guardar os brinquedos, espalha mais ainda e dá uma bela gargalhada, entre tantos outros exemplos, alguns mais graves e outros tranquilos. Mas continua tendo muuuuuitos momentos bons (e são esses que realmente me fazem ter certeza que estamos no caminho certo), sendo aquela criança educada e carinhosa, obediente e sorridente, que come de tudo, guarda os brinquedos cantando, faz carinho no cachorro, dá chuva de beijinhos e adora tomar banho.

Ainda não tivemos nenhum ataque dos mais cabulosos, daqueles que me fariam ficar sem reação e talvez sem saber como agir, mas sei que ainda estamos apenas no começo dos terríveis 2 anos, e mais que isso, no início dessa longa e linda caminhada que teremos juntos pela frente. Uma fase de cada vez e eu cada dia mais apaixonada e realizada como mãe! :)


Sua mensagem foi enviada com sucesso!

  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
bottom of page