O assunto é sério: dengue
O assunto de hoje é muito sério: a dengue. Faz dias que estou querendo escrever sobre isso porque a minha preocupação só aumenta. Cada notícia que leio sobre a doença, cada link compartilhado no meu face sobre repelentes e cada post de preocupação de amigos e familiares tem me deixado mais aflita. Acontece que resolvi ligar para a Clínica do pediatra do Rafa e a enfermeira, apesar de super atenciosa como sempre, acabou me deixando com medo. Não quero alarmar ninguém e muito menos amedrontar. Mas vale o alerta e a minha consciência limpa.
Ela me disse que os casos têm sido bastante abafados, mas que o mais importante era manter o Rafa protegido (e a gente também), usando repelente TODOS OS DIAS, O DIA TODO.
Então, saí buscando o tal repelente Exposis Infantil (gel ou spray) para o meu pequenino, mas está super em falta nas farmácias físicas. A outra opção é o Off Kids, mas a diferença entre esse e aquele é a duração da proteção. Enquanto o Off Kids protege por apenas 2 horas, o Exposis tem 12 horas de tranquilidade (por que será que está em falta?! rs). Além disso, outro complicador é que o Rafa ainda tem 1 aninho e não pode passar qualquer repelente. Já a gente, adulto, é bem mais fácil.
Continuei minha busca, agora pela internet, e consegui comprar 2 tubinhos de 100 ml do Exposis Gel. Já aviso às mamães que não foi nada fácil... entrava em um site, encontrava o produto, colocava 4 no carrinho. Quando ia finalizar, vinha a triste mensagem que já não tinha mais estoque, perguntando se eu gostaria que me avisassem da chegada do produto. Isso aconteceu em cerca de 8 sites distintos. E reparem que consegui adquirir apenas 2, quando a intenção era comprar 4 (no mínimo! rs).
Além disso, fui orientada a deixar em algumas tomadas aqueles protetores elétricos contra mosquitos e também mosquiteiros nos berços e camas. Em casa estamos usando os repelentes de tomada e o Exposis no Rafa. Confesso que ainda não passamos nada na gente, mas isso vai mudar (se eu conseguir convencer o teimoso do meu marido) e já vou começar a passar na gente todos os dias!
Do site da Prefeitura de São Paulo, tirei algumas informações que estamos carecas de saber, mas não custa nada reforçar e relembrar. Vamos nos unir contra esse mosquitinho que só parece inofensivo, mas é um perigo para nossa família! :)
"Para evitar a sua propagação, há necessidade de eliminarmos os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, principalmente em nossas residências, assim:
Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;
Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;
Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou “Operação Cata-Bagulho”;
Cuidados especiais para as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge, ponha água só na terra.
A dengue possui sintomas que se confundem com a gripe, mas sem coriza ou resfriado:
Febre alta
(acima de 38°C)
Fraqueza e prostração
Dor de cabeça
Dor no corpo e nas juntas
Sem resfriado ou coriza
Dor no fundo dos olhos
A presença de dois sinais combinada com febre alta é indicação para procurar o serviço médico, principalmente quem está chegando de viagem de região contaminada.
Os sintomas da Dengue Clássica como é chamada, acrescida de dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão caracterizam a Dengue Hemorrágica."