Você sabia? Cebola é boa para tosse!
Já não é novidade que desde que o Rafa entrou na escolinha, não fica 100% bem de saúde. Várias viroses, resfriados e muita, muita tosse. Às vezes tossia tanto que chegava a vomitar depois de mamar, para eliminar o catarro. Por um lado era bom, pois soltava esse catarro preso que não sabe expelir. Mas nunca era bom vê-lo vomitar, né? Apesar dele parecer não se importar, pois logo em seguida já ficava bem, como se nada tivesse acontecido, ficava de estômago vazio e fazia uma sujeira danada!!!
Um belo dia resolvi colocar em prática o que há tempos havia lido no blog de uma mamãe que eu sigo: cortar uma cebola e colocá-la ao lado do berço enquanto ele dorme, seja à noite, seja nas sonecas do dia (o que no nosso caso não é possível, pois ele vai pra escola). Primeiro, vamos aos seus benefícios:
1) a cebola é capaz de fortalecer o sistema imunológico;
2) possui substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas e antifúngicas que ajudam a afastar gripes, resfriados, infecções e a diluir o muco nos pulmões, sendo muito eficaz contra tosse e bronquite;
3) misturando seu caldo com mel, obtém-se um xarope que pode ser usado como antibiótico (mas na idade do Rafa, não podemos dar mel).
Como mãe "desesperada" tenta de tudo, em casa não foi diferente. E não é que melhorou? Já vamos para o 5º dia de pouca tosse durante a noite e sem NENHUM vômito após as mamadas. Sim, ele está dormindo muito melhor! Tosse um pouco ainda, mas nem se compara com o que vinha acontecendo nos últimos 2 meses, praticamente.
Coincidência ou não, faz 4 noites que ele dorme a noite in-tei-ri-nha, indo das 21h até às 7h da manhã. Às vezes acorda, tosse, resmunga, mas volta a dormir no próprio bercinho, praticamente sozinho e sem interferências nossas. E já fazia muito tempo que ele não fazia isso... acordava na madrugada, a gente dava mamadeira (ato condenadíssimo pelo pediatra e por todo mundo - e nós até concordamos! rs) e ele voltava a dormir... na nossa cama! hahaha
O único inconveniente, que pode ser facilmente resolvido abrindo a janela no dia seguinte, é o cheiro forte que a cebola deixa. Mas tirando isso, digo que tem valido a pena e estamos adorando a experiência! :)