top of page

Os três primeiros meses do Rafa

Sempre que alguém pergunta brinco que, do 1º para o 2º mês fui do inferno ao paraíso. Isso para ilustrar bem a mudança geral na minha vida e rotina, não só no comportamento do Rafa. Sim, o começo foi bastante difícil e cansativo, mas passou tão rápido, que aquilo de não nos lembrarmos das coisas ruins realmente faz sentido. Se não fizesse, não existiriam tantas mães de mais de 1, de 2 e até mais de 3 filhos atualmente.

O Rafa sempre foi fominha, comilão, e muito rapidinho. No começo, mamava de hora em hora, praticamente, o que me fez muitas vezes ter dúvidas se estava conseguindo amamentá-lo, pois meu peito nunca enchia. Cheguei a chorar várias vezes, achando que ele estava passando fome... mas o pior mesmo era ouvir comentários a respeito do meu leite ou que a mamadeira era melhor. Com os hormônios a flor da pele, percebi que estava muito mais paciente do que imaginava! rs Até que o pesamos e ele havia engordado 1kg! Essa foi a minha grande e melhor recompensa! <3

Ele dormia muito! Se não estava mamando, provavelmente estava dormindo. No bebê conforto, no bouncer, no meu colo, menos no berço! rs Estava bem quente na época e ele ficava muitas vezes só de fralda. Era uma delícia ficar com ele no meu colinho! Dá muita saudade...

Depois que o 1º mês passou, conseguimos nos conhecer melhor e criar uma rotina para as mamadas. Sim, era livre demanda, mas nem sempre o choro dele era fome e fui percebendo isso aos poucos. A gente estava se conhecendo... Só que aí, as cólicas começaram e o atormentaram até o 3º mês, quando, milagrosamente, sumiram! Ele chorava muito, encolhia as perninhas, era desesperador. Mas sempre me mantive calma e paciente, pois do que eles mais precisam nessas horas é paciência. Se nos desesperamos, os deixamos mais ansiosos ainda. Sempre tentei pensar que tranquilidade e amor era o principal e normalmente funcionava.

Nesses 3 primeiros meses ele usou demais os macacões com pezinho, de botão ou zíper. São super práticos e eu recomendo. Usei também os bodies, que normalmente vão debaixo dos macacões, mas como era verão, ou colocava macacão ou body. Além do bouncer e do bebê conforto, usei bastante o tapetinho de atividades, que tem um monte de brinquedinhos pendurados e o bebê fica deitado. Na época, como ele não conseguia se virar, ficava meio cansado e resmungava um pouco.

Até hoje não uso shampoo, só o sabonete líquido, que serve também para o cabelo. Mas isso porque o Rafa nasceu quase carequinha e hoje ainda tem pouco cabelo. Então, também nunca usei pente ou escova de cabelo. Até recentemente (7 meses e meio) usava algodão e água morna nas trocas de fralda e, somente quando saíamos é que usava os lencinhos umedecidos. Aliás, estaria usando algodão até hoje, mas em um dos momentos de manha do Rafa, ele chutou a garrafa térmica, que caiu e quebrou! rs

Não usamos nenhum bico de mamadeira número 1 e 2, então, já os passei para uma amiga, caso ela precise. Mas não dava para não comprar porque nunca se sabe quando vamos precisar. Hoje ele usa os números 3 e 4, apesar de já poder usar só o número 4. Também nunca pegou chupeta, apesar das inúmeras tentativas da mamãe nas crises de cólica. Recentemente, tentei dar novamente, ele já sabe colocar sozinho na boca, mas só fica brincando, não chupa de verdade. Então não vou insistir.

O Rafa também gostou bastante dos mordedores bem molinhos e dos brinquedinhos que ficam pendurados no carrinho ou berço. E desde que era bem novinho, deitava ao seu lado e lia diversas historinhas, ele sempre prestou atenção. Até hoje fazemos isso, ficamos deitados e lemos histórias, ele adora!

No começo também usei bastante os "swaddles", que são aqueles tecidos para enrolar o bebê, para que se sintam mais protegidos. Quando não o enrolava, muitas vezes Rafa acordava assustado.

Até ele começar a virar e desvirar (com cerca de 4 meses e meio) não coloquei o protetor de berço, por causa do risco de sufocamento, que é pequeno, mas existe, e também da ventilação. Mas agora estou usando, para que Rafinha não se machuque quando cai.

E o tempo passou... e está passando muito rápido. Por isso, apesar de cansativo, esses 3 primeiros meses me trazem muita, muita saudade. Meu bebezinho está crescendo... :)


Sua mensagem foi enviada com sucesso!

  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
bottom of page