top of page

O que é que ele tem?

roseola.png

Começou no domingo com uma febre de 38,6°C. Como a febre estava alta, o pediatra disse para dar antitérmico e acompanhar, pois Rafinha não estava conseguindo dormir direito. Na madrugada, acordou e medicamos novamente. No dia seguinte, a febre havia sumido, de repente, assim como apareceu. Mas deixou em seu lugar algumas pintinhas vermelhas no peito. Consultando nosso amigo Google, achei que tivesse encontrado a resposta: roséola. Ao ler sobre essa virose, fiquei aliviada, pois é super do bem, não causa mal estar nem falta de apetite e as bolinhas somem em até 3 dias. Rafa teve também um pouco de diarreia, mas estava bem ativo, alimentando-se, brincando e dormindo muito bem. Chegou a terça-feira e as bolinhas haviam aumentado em quantidade e em tamanho também, apesar de serem bem pequenininhas. O pediatra disse não poder afirmar se era mesmo roséola, pois ainda estava muito no começo e muitas viroses apresentam bolinhas no começo. Era para acompanhar, caso aumentassem muito, tivesse muita coceira ou febre alta, era para avisar novamente. Ele não teve nada disso. Não fossem essas bolinhas, não diria que estava dodói.

Na quarta seu rostinho ficou bem empipocado e com bolinhas maiores, no corpo igual, parecendo cabecinhas de alfinete. Daí, perguntei pro pediatra e ele disse que não parecia ser roséola. Receitou uma pomada a base de hidrocortisona (que é forte e não pode passar muito). Fiquei pensando se ele comeu algo diferente... macarrão, só isso. Na quinta-feira elas diminuíram um pouco de tamanho no rosto e no corpo estavam exatamente igual. E Rafinha seguia sem febre, brincando e comendo normalmente. Aliás, foi a primeira vez que ficou em pé no berço, safadinho! :) Está querendo ficar em pé, apoiando em todos os lugares!

Sexta as pintinhas do rosto diminuíram mais e parecem estar secando, assim como as do corpo, que diminuíram até em quantidade e estão ficando sequinhas. À tarde, tivemos consulta de rotina com o pediatra. Ele examinou o Rafa e concluiu: é virose, não é alergia. Aprendi que a maioria das viroses não tem um nome, como por exemplo sarampo, rubéola, roséola. Por isso, quando um médico diz que é virose, sem dar um outro nome, não precisamos ficar bravos ou desconfiados, porque esse nome não vai fazer a menor diferença. A doença é causada por um dos infinitos vírus, por isso, chama-se virose, simples assim. O importante é que o Rafa está bem, as pintinhas estão secando e vão diminuir, mas isso pode demorar um pouco. Ele já pode voltar pra escolinha porque não é mais contagioso, agora é a fase da recuperação.

Eu também estava super encucada porque Rafa mamou exclusivamente só até os 5 meses (falo disso em outro post). Coisa de mãe pensar que ele não estava muito protegido por causa disso, que a culpa era minha. Mas o pediatra também me explicou que nessa idade do Rafinha (6, 7 meses) elas aparecem aos montes, indo ou não para a escolinha, tendo ou não mamado no peito. Ele me explicou que, desde quando estava na minha barriga, recebeu muitos anticorpos pelo cordão umbilical. Depois, mamando no peito, recebeu mais tantos outros. Acontece que esses anticorpos vão diminuindo com o tempo, porque o organismo do Rafa ainda não consegue identificar todos, nem tem muitos anticorpos de memória (os IgG) para se proteger. Ele me deu um exemplo assim: como médico, fica o dia todo atendendo crianças doentes e não pega quase nada; se eu ficasse lá no lugar dele, provavelmente pegaria. Então, até 1 ano e meio, 2 anos, Rafinha pode pegar muitas viroses e outras doenças, não preciso me descabelar e nem me culpar por nada.

No final, apesar de parecer muito, não era roséola. E também não era alergia, ele pode continuar comendo macarrão. Questionamos sobre fazer uma sorologia, mas nada garantiria que encontraríamos o nome do vírus, e além disso, se a cada virose a gente pensar em fazer isso, Rafinha vai ficar todo furado! rs

Confio muito no pediatra dele! Passou meu susto e minha preocupação, e fica a dica para quem passar por isso também, era outra virose "do bem". Se estiver comendo e brincando, sem febre... bom sinal! :)


Sua mensagem foi enviada com sucesso!

  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
bottom of page