top of page

Como o papai pode ajudar?

O papel do homem é importante desde o início da gravidez, quando a mulher já fica mais sensível por conta dos hormônios. Ele sendo compreensivo e paciente com a esposa já ajuda bastante, e ela poderá ter uma gestação mais tranquila, sabendo que tem ao seu lado um companheiro, com quem pode contar em todos os momentos.

Mas é depois que o bebê nasce que a vida do casal se transforma, muda muito e, muitas vezes, simples gestos e atitudes fazem a grande diferença. Eu tenho sorte, pois o Rica é um grande companheiro! Ficou comigo no trabalho de parto, segurando minha mão, fazendo carinho, ouvindo meus gritos enquanto nada aliviava a dor das contrações. Depois, arrumou todo nosso apartamento sozinho para nos receber (tínhamos acabado de nos mudar e não deu tempo de arrumar nada; nem o berço estava montado! Fica pra outro post). Desde o primeiro dia, acordou 90% das vezes que o Rafa chorou, pegou-o no colo enquanto eu ia ao banheiro (porque a gente toma tanta água pra ajudar na amamentação, que é inevitável não ir ao banheiro antes de TODAS as mamadas) e ficou deitado no sofá, ao nosso lado, enquanto Rafa mamava. Algumas vezes, fez o Rafa arrotar depois de mamar, enquanto eu arrumava o berço ou descansava um pouco, principalmente no começo, quando ele era bem pequenino e ainda estávamos ajustando nossos horários. Muitas e muitas vezes, chegou do trabalho e, enquanto eu jantava ou tomava banho, fez Rafinha dormir nos seus braços ou colocou-o no berço e esperou até que adormecesse. O Rica dá as vitaminas que o Rafa precisa tomar (ferro, vitamina C, etc), dá papinha, frutinha, mamadeira. Fica brincando com ele se eu preciso sair para fazer a unha, ir ao mercado ou fazer uma massagem. Não gosta muito, mas troca fralda e dá banho, se precisar, e já fez isso muitas vezes. Lava as mamadeiras e coloca no esterelizador. Lava a louça e até passa pano no chão, se preciso for. Quase todos os dias, é ele quem dá comida pro nosso pequeno filho canino, troca sua água, lava seus potinhos, brinca e dá carinho, enquanto eu estou com o Rafa, sem poder dar a atenção que o Zhen merece. Ele sempre me pergunta se podemos ir para um lugar ou outro, se vamos sair ou se prefiro ficar em casa. Ele sai de madrugada para comprar remédio ou qualquer outra coisa que a gente necessite.

E apesar de tudo isso, ainda leva muitas broncas porque não tirou a roupa do banheiro, não levou o prato sujo pra pia ou não pendurou sua calça no cabide!!! Coitado! rs

Uma coisa que a Maria (minha terapêuta - falo disso em outro post) sempre me diz é que homens e mulheres funcionam de maneira muito diferentes! Enquanto eu estou fazendo a papinha do Rafa, já programei na minha cabeça todas as outras tarefas que preciso fazer. Então, lavo a louça, as mamadeiras, levo o esterelizador pro microondas. Enquanto isso, coloco a roupa na máquina de lavar, arrumo a roupinha que o Rafa vai vestir, lavo e pico as frutinhas que ele vai levar pra escolinha, escrevo na sua agenda algum recado, arrumo a bolsa que ele leva. Tiro as mamadeiras do esterelizador, preparo as vitaminas que o Rafa toma, arrumo a cama e me arrumo para ir trabalhar. Ainda preparo os sanduíches do café da manhã, que vamos comendo no carro.

Enquanto isso, o Rica tomou seu banho e se vestiu, deu comida pro nosso pequeno Zhen, limpou seu xixi e cocô e trocou sua água. Claro que se eu peço qualquer outra coisa, ele faz, e sem reclamar.

Mas isso é para ilustrar o quanto homens e mulheres pensam de maneiras diferentes, e isso não quer dizer que o papai não ajuda, não quer colaborar. A maternidade não é igual para mamães e papais, e o importante é entender isso e fazer o possível para contribuir da melhor maneira possível, sem cobrar demais do papai e, principalmente, sem se cobrar demais; ir curtindo cada dia e cada momento com mais leveza. Porque, inevitavelmente, seu filho um dia irá para a escolinha sem meia, você irá esquecer de colocar a fruta na sua lancheira ou de escrever na sua agenda, e o papai vai esquecer de dar a vitamina C. E continuarão sendo os melhores pais que o seu filho poderia ter, com certeza!

E aí, quem mais tem um super pai ao seu lado? :)


Sua mensagem foi enviada com sucesso!

  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
bottom of page