Calor e inchaço, muita água e drenagem linfática
Eu fiquei grávida no mês de maio, por isso, quando chegou o verão, estava no finalzinho da gravidez. Mesmo antes de engravidar, sempre tive um pouco de retenção de líquido e minhas pernas incham, faço massagem, deito na cama ou no sofá e as coloco para cima, tomo muita água para amenizar.
Mas estando grávida não teve massagem ou água que me fizesse desinchar! Imaginem: 7º, 8º e 9º mês da gravidez e um calor de mais de 30ºC todos os dias... posso dizer que foi uma fase bem difícil, na qual eu desejava muito que passasse logo e que o Rafa nascesse. Só que ao mesmo tempo, não podia querer isso, porque nosso apartamento novo ainda não estava pronto e precisávamos esperar para nos mudarmos. Foi um dilema!
Bom... o que eu fiz: água, muita água, tanto para beber quanto para jogar no corpo. Bebia, sem brincadeira, cerca de 4 ou 5 litros (e mantive essa média até o 6º mês de amamentação) por dia e tomava uns 3 banhos GELADOS para refrescar; aliviava um pouco. O pilates (mais uma vez) também ajudou, fazia o sangue circular melhor, relaxava os músculos. E, claro, não fugi da drenagem linfática, que fiz a partir do 8º mês até uns dias antes do Rafa nascer, 2x por semana, e foi uma maravilhosa!!! Por último, uma dica de creme para as pernas, da famosa marca Mustela, o INSTANT COMFORT LEGS. Massageava 1x ao dia, à noite, e colocava as pernocas para cima, que delícia!!!
Rafa nasceu e uns dois dias depois eu fui entender o que era inchaço! rs
Pra quem ainda não sabe, depois que temos o bebê, nossa circulação sanguínea volta ao normal, por isso ficamos MUITO inchadas, principalmente nos pés. Mas logo tudo volta ao normal, fiquem tranquilas! :)